sexta-feira, 18 de julho de 2008


Xô Mosquito!
Denomina-se dengue a enfermidade causada por um arbovírus da família flaviviridae, gênero flavivirus, que inclui quatro tipos imunológicos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. A infecção por um deles dá proteção permanente para o mesmo sorotipo e imunidade parcial e temporária contra os outros três.
Com o novo projeto "Xô Mosquito", as crianças ficam atentas quanto ao perigo que representa a dengue e os cuidados que se deve ter para evitar a proliferação do mosquito. Em sala de aula são realizadas algumas atividades onde as crianças aprendem a se previnir contra os focos dos mosquitos, o que deve ser feito, e qual a importância dessa ação.
A escola com o apoio das professora e da diretoria uma campanha que englobe uma "comunidade" sensibilizando a todos.
Não adianta somente ensinar para as crianças, é preciso conscientizar seus familiares e amigos, somente assim temos força nessa luta contra a dengue.

A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas.

A festa tradicional associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, e ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, dados como presentes. A origem do símbolo do coelho vem do fato de que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução. Como a Páscoa é ressurreição, é renascimento, nada melhor do que coelhos, para simbolizar a fertilidade!
Na escola Nossa Senhora Auxiliadora no dia de Páscoa se caracterizam de coelhinhos e fazem uma pequena apresentação para seus pais, mostrando-os a importância desse dia. O principal objetivo da comemoração da Páscoa é: Compreender o sentido e a importância da Páscoa, considerando o universo lúdico da criança, vivenciar o verdadeiro sentido da Páscoa em sua vida, estimular a imaginação das crianças, promover e estimular a linguagem oral e escrita, e desenvolver atenção e coordenação motora fina e ampla.
A Páscoa é uma data adorada pelas crianças, que se divertem com a lendária visita do coelhinho
que aguardam ansiosas.
Por: Larissa Porto e Narayani

quarta-feira, 16 de julho de 2008


Começar de novo
Para nós a volta as aulas é sinônimo de começar de novo, na verdade não somente para nós mas também para a escola infantil.
A cada ano que avança é sinal de novos planos e projetos para o crescimento cognitivo de cada um de nós e também das crianças. Volta as aulas representa também um novo desafio para nós educadoras que devemos estar sempre buscando novos desafios para auxiliar no desenvolvimento do educando, motivando-os e mobilizando-os para uma melhor assimilação do conteúdo trabalhado. No processo de adaptação dos alunos o professor é uma peça fundamental, pois é dever do mesmo possibilitar uma interação entre todos no ambiente de sala de aula.
A escola infantil voltou as aulas no dia 03 de fevereiro, e como é de costume as crianças chegaram mais agitadas que nunca,matamos as saudades dos velhos rostinhos queridos e conhecemos novos (já tão queridos). Para algumas crianças que chegavam pela primeira vez a escola foi difícil a interação grupal, algumas se recusavam a ficar na escola, chorando prolongadamente de saudade das mães e ainda outras estavam bem agitadas e falantes. No geral o primeiro dia de aula foi extremamente corrido e agitado, mas prazeroso.

terça-feira, 8 de julho de 2008


Apresentação


Em nossa primeira postagem faremos uma pequena apresentação. Somos alunas do 3° ano do normal médio do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, nossos nomes são: Narayani Luanni e Larissa Porto.
Nosso cotidiano é bem corrido, assistimos as aulas durante o período da manhã(sendo que segunda temos aula à tarde também) e as terças e quintas temos aula de manhã e estágio à tarde. E é justamente no estágio que é possível colocarmos em prática tudo aquilo que aprendemos na teoria, sem mencionar que é através do mesmo que podemos crescer como futuras educadoras, além de nos preparar para o que possivelmente enfrentaremos em nossa jornada pedagógica.
Como este é o nosso último ano passamos por um quadro de sentimentos e experiências que só quem já passou por isso sabe como é, pois este é um ano decisivo em nossas vidas, o fim de um ciclo e o início de outro mais avançado, aonde pisaremos em solo desconhecido e abandonaremos o conforto do nosso “lar” chamado escola.
Sabemos que o que vivemos hoje é efêmero e por isso mesmo procuramos viver o momento presente intensamente, aproveitando as portas que nos abriram, amando e valorizando mais do que nunca aquelas pessoas que sabemos que ano que talvez não estarão presentes em nossa vida. E talvez essa seja a nossa maior angústia: a futura ausência daqueles que foram tão presentes em nossa vida.
Contamos com um novo desafio em nosso cotidiano: as aulas práticas, e a conclusão de nossa monografia(que fala sobre Paulo Freire). As aulas práticas provocam um misto de sentimentos em nós: a ansiedade se mistura com o medo e a animação. Sabemos que estar em sala de aula é uma experiência que provoca novos desafios a cada dia e nos permite fazer a ponte entre a prática e teoria, vivenciaremos aquilo que já muito sabemos na teoria e com certeza aprenderemos cada vez mais.
Esperamos que através deste blog você possa conhecer um pouco do nosso cotidiano e posteriormente da realidade que educar nos confere, porque educar é mais que simplesmente “passar conteúdos”, educar segundo Paulo Freire é construir, libertar o homem do julgo do destino já determinado pelo meio em que está inserido, é permitir que as portas da percepção do ser humano sejam abertas, e uma vez abertas o homem passa a não somente assimilar os conteúdos mas a entender e a pensar de forma crítica.