terça-feira, 8 de julho de 2008


Apresentação


Em nossa primeira postagem faremos uma pequena apresentação. Somos alunas do 3° ano do normal médio do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, nossos nomes são: Narayani Luanni e Larissa Porto.
Nosso cotidiano é bem corrido, assistimos as aulas durante o período da manhã(sendo que segunda temos aula à tarde também) e as terças e quintas temos aula de manhã e estágio à tarde. E é justamente no estágio que é possível colocarmos em prática tudo aquilo que aprendemos na teoria, sem mencionar que é através do mesmo que podemos crescer como futuras educadoras, além de nos preparar para o que possivelmente enfrentaremos em nossa jornada pedagógica.
Como este é o nosso último ano passamos por um quadro de sentimentos e experiências que só quem já passou por isso sabe como é, pois este é um ano decisivo em nossas vidas, o fim de um ciclo e o início de outro mais avançado, aonde pisaremos em solo desconhecido e abandonaremos o conforto do nosso “lar” chamado escola.
Sabemos que o que vivemos hoje é efêmero e por isso mesmo procuramos viver o momento presente intensamente, aproveitando as portas que nos abriram, amando e valorizando mais do que nunca aquelas pessoas que sabemos que ano que talvez não estarão presentes em nossa vida. E talvez essa seja a nossa maior angústia: a futura ausência daqueles que foram tão presentes em nossa vida.
Contamos com um novo desafio em nosso cotidiano: as aulas práticas, e a conclusão de nossa monografia(que fala sobre Paulo Freire). As aulas práticas provocam um misto de sentimentos em nós: a ansiedade se mistura com o medo e a animação. Sabemos que estar em sala de aula é uma experiência que provoca novos desafios a cada dia e nos permite fazer a ponte entre a prática e teoria, vivenciaremos aquilo que já muito sabemos na teoria e com certeza aprenderemos cada vez mais.
Esperamos que através deste blog você possa conhecer um pouco do nosso cotidiano e posteriormente da realidade que educar nos confere, porque educar é mais que simplesmente “passar conteúdos”, educar segundo Paulo Freire é construir, libertar o homem do julgo do destino já determinado pelo meio em que está inserido, é permitir que as portas da percepção do ser humano sejam abertas, e uma vez abertas o homem passa a não somente assimilar os conteúdos mas a entender e a pensar de forma crítica.

Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.