domingo, 21 de setembro de 2008

Avaliar ou não avaliar:eis a questão


A avaliação desde de sempre tem sido sinônimo de terror e pavor,principalmente para os alunos.Atualmente essa prática tradicional tem ocasionado polêmica não somente aos educadores mas também a população.
A grande maioria dos educadores e também uma grande parte da população acreditam que a avaliação é imprescindível nas escolas.Eles acreditam que somente através da avaliação é que se pode concluir e confirmar se os alunos realemente aprenderam o conteúdo.A avaliação é na concepção do professor uma ferramente para "ver" aquilo que não se pode "ver" nas salas de aula:uma análise individual do aluno em relação a matéria.
E quanto os alunos?Esses também entram em atrito quando o assunto é avaliação:uns defendem que ela é necessária e que é o único meio do professor ter certeza se o conteúdo foi assimilado pelos alunos e já outros acreditam haver outros meio para isso.Mas todos concordam em um ponto:que a avaliação é uma espécie de terrorismo,afinal quem não fica nervoso só de ouvir a palavra prova?
Avaliar é preciso,mas deve ser feita de uma forma consciente que não envolva nenhum tipo de pressão,de forma crítica:atentando o aluno para os problemas e fazendo com que eles pensem de forma crítica,flexível e priorizando a interação dos alunos nas diversas etapas da mesma.Enfim a avaliação não deve ser vista como um bicho-de-sete cabeças mas sim num instrumento que auxilie na fixação do conteúdo,bem como a forma de mostrar se o mesmo foi compreendido.

http://www.youtube.com/watch?v=xrCymIR1cZ0

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