terça-feira, 30 de setembro de 2008


O voto é um direito e votar consciente é uma obrigação!


As eleições se aproximam e é chegada a hora de decidir em um minuto, dia cinco de outubro próximo o destino dos munícipes, até 2008, votando para prefeito e vereador de sua cidade. Sua atitude poderá levá-lo ao êxito ou ao caos, a médio prazo, ou a longo prazo, com as futuras eleições, tanto para cargos majoritários e proporcionais ou até mesmo, apoiando propostas contra os trabalhadores. Consciência, é votar e trabalhar politicamente para eleger candidatos e candidatas que deram provas concretas ao longo destes anos, que são fiéis aos princípios democráticos e aos clamores dos despossuídos. A Justiça Eleitoral tem uma preocupação muito grande acerca de o eleitor agir com responsabilidade na hora de escolher seu candidato. Ela procura achar maneiras objetivas para melhorar a margem de interpretação da população na hora do voto. Um exemplo disso foi a proibição de algumas propagandas que privilegiavam os candidatos com maior poder econômico. O impedimento de showmícios e outdoors foram algumas das atitudes tomadas para que tal fato não ocorresse.
A educação conscientiza estudantes sobre a importância do voto. Aprenderam sobre o sistema de votação, como funciona a apuração, como funciona o sistema político nacional, a importância de não vender voto e o papel dos governantes, entre outros temas.
"É fundamental explicarmos a importância do voto. Os alunos do Ensino Médio precisam ter esta consciência. É um momento fundamental para um país", afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.
O objetivo da Secretaria, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), é que os alunos do Ensino Médio exerçam no próximo mês de outubro o direito ao voto com total conhecimento sobre seu ato. Cerca de 2 mil estudantes foram capacitados conjuntamente nesta segunda, via vídeo-conferência. Aprenderam sobre o sistema de votação, como funciona a apuração, como funciona o sistema político nacional, importância de não vender voto, papel dos governantes, entre outros temas.

6 comentários:

Didática e inclusão disse...

O voto é de suma importância para uma cidade!
Dessa forma, votar consciente poderá faezr a diferença no futuro!
Parabéns pelo blog!
Bjos
Larissa Azevedo e Livia Andretti

Meiguisse com pimenta ;) disse...

Pois é meninas o voto é muito importante, pois é atraves deste que escolheremos as melhorias para a nossa cidade. Ser um cidadão cosciente é fundamental, uma obrigação.

Meiguisse com pimenta ;) disse...

Pois é meninas o voto é muito importante, pois é atraves deste que escolheremos as melhorias para a nossa cidade. Ser um cidadão cosciente é fundamental, uma obrigação.

Rhayanne Rangel & Thamyris Francys disse...

Meninas parabens pelo blogger de vocês, continuem assim...

O principal papel do eleitor é votar consciente para que os resultados sejam positivos, o voto numa democracia é uma conquista do povo e deve ser usado com critérios e resposabilidade, votar em qualquer um pode ter sérias consequências negativas no futuro, e sendo que depois é tarde para arrependimento

Aline Melo e Carol Abreu disse...

Muito boa a reflexão sobre o voto!
Com certeza, o nosso voto faz a diferença. Sendo assim, devemos exercer nossa cidadania e ter a esperança de dias melhores!!!!
bjoks xonoras
Aline Melo e Carolina Abreu

Josiele e Vanessa disse...

O blog de vcs está mt bom.
Continuem postando textos pois eles são muito construtivos.
BJS Josi e Vanessa.