sexta-feira, 19 de setembro de 2008


Minha primeira aula prática
[por Narayani Luanni]


Como já foi falado aqui no blog no nosso último ano todas nós somos submetidas a um desafio: as aulas práticas , a oportunidade de vivenciarmos tudo aquilo que vivenciamos ao longo do curso.
Lembro como se fosse hoje do dia em que fui noticiada que em breve daria a minha primeira aula:estava eu lá sentada traquilamente na minha carteira , numa manhã de terça quando ouço meu nome.Era Liliana que me chamava , respondi de imediato , porém antes mesmo dela falar algo eu já sabia do que se tratava : havia chegado a minha vez .Dito e feito, eu tinha acertado: Liliana me informou que a partir de quinta eu iria começar estagiar no Ensino Fundamental,mas especificamente na 401 . Apesar de eu saber o que aquilo significava eu me senti feliz pois essa era a motivação que eu estava precisando.
Logo no meu primeiro dia de estágio eu tive uma surpresa agradável : umas das professoras da turma(Tia Fernanda) havia sido minha professora também , exatamente na quarta série!
Os dias foram passando e passaram realmente muito rápido , quando percebi o "grande dia" havia chegado...enfim lá estava eu : absolutamente nervosa(se eu tivesse o hábito de roer as unhas é provável que elas nem existissem mais)!Entrei na sala,ainda tive que esperar um horário para começar a minha aula.Exatamente às 14:00 a minha aula de iniciou , eu estava nervosa , mas tentei não demostrar.Comecei me apresentando para as crianças e falando sobre a matéria que seria abordada:pronome.Apesar da turma ser bem agitada, a minha aula foi boa,no final eu me senti feliz e aliviada , principalmente quando fui ver a minha nota(sim somos avaliadas durante a aula,a professora que assiste às nossas aulas recebe uma ficha para que através dos parâmetros lá propostos ela possa avaliar melhor o nosso desempenho),eu havia tirado 18(sendo que a nota máxima é 20),eu realmente não pude acreditar nisso!
E , agora aqui estou eu: novamente envolvida com planos de aula e preparativos finais para dar a minha 3 ° e última aula,e o que posso dizer é que dar aula é realmente uma experiência desafiadora que nos faz crescer como educadoras e só por meio de experiências como essas é que um educador se torna educador...
Espero que a minha última aula seja a melhor de todas, e que me permita crescer ainda mais e evitar que eu repita os mesmos erros.
Bem é isso...e boa sorte para quem vai dar a 1° ou 3° aula.

Um comentário:

Didática e a evolução disse...

Parabéns Narayanne pelo seu desenvolvimento e crescimento pessoal. Realmente, as aulas práticas representam um grande desafio, pois nunca se sabe o que está por vir, mas ficamos felizes pelo seu desempenho.
Continue assim, superando seus desafios.
Aline P, Jenifer e Inglidy