domingo, 21 de setembro de 2008


Um pouco mais sobre inclusão
Inclusão?O que é inclusão?Segundo a wikipedia inclusão social é "uma ação que combate a exclusão social geralmente ligada a pessoas de classe social, nível educacional, portadoras de deficiência física, idosas ou minorias raciais entre outras que não têm acesso a várias oportunidades. Inclusão Social é oferecer aos mais necessitados oportunidades de participarem da distribuição de renda do País, dentro de um sistema que beneficie a todos e não somente uma camada da sociedade."
Mas na prática educativa,na realidade do educando o que significa realmente incluir?Como incluir sem excluir o aluno?
Como realmente incluir o aluno?Quais são os melhores caminhos para incluir o aluno?Essas são algumas das questões a serem respondidas e levadas em conta na hora de incluir.
A inclusão é mais do que meramente colocar o aluno na sala de aula e dizer "pronto,fiz a minha parte".Não,isso não é incluir,na verdade isto é excluir,porque incluir é mais do que simplismente deixar o aluno numa sala de aula e aprova-lo só porque é "especial",a inclusão deve ser sinônimo de auxilio,de acompanhamento e de atenção.
Uma vez numa acolhida alguém trouxe uma frase sobre inclusão a frase era se não me engano assim:"Eu não luto pelo direito dos negros porque eu sou branca e vou morrer branca,mas eu luto pelos direitos daqueles que são 'imperfeitos' porque eu sou 'perfeita' e posso morrer 'imperfeita'",a grande maioria das meninas acharam a frase linda e coisa e tal,mas eu discordo.Primeiro porque ninguém nasce "perfeito",segundo porque quando se luta em prol da inclusão você deve ter em mente o objetivo de realmente querer ajudar aqueles que são marginalizados pelo sistema e não porque um dia você pode vir acabar precisando desta inclusão,o que é uma forma egoísta de pensar porque no fundo você está pensando na sua comodidade,seja para aliviar a sua dor de conciência ou por precaução.Devemos lutar pela inclusão porque através dela estamos construindo um mundo melhor,abrindo as portas para quem já tem tanta dificuldade,e também porque é através da inclusão que podemos cumprir aquilo que Deus nos disse sobre amar o próximo.

2 comentários:

Rhayanne Rangel & Thamyris Francys disse...

Muito bem colocado a quetão da inclusão,mais incluir é fácil demais o dificil é você integrar o aluno na sala de aula!
bEIJOS

Didática nas Práticas Educativas disse...

O tema escolhido por vocês é de grande importância para a educação, por ser bastante atual e muito discutido. Fato que todos somos iguais perante Deus, portanto temos todos os mesmos direitos. Nosso trabalho científico aborda exatamente este tema: Verdades e Mitos sobre a Inclusão. Hoje sabemos como é importante para as crianças especiais, serem educadas em escolas regulares, no convívio com outras crianças. Parabéns pelo trabalho. BEIJOOOOOOOS